Getting your Trinity Audio player ready... |
Em pouco tempo o COVID-19 causou um impacto profundo na economia de quase todos os países e também em nossos hábitos diários. Agora que uma boa parte da população foi obrigada a permanecer confinada por um longo período, os lares e os espaços em que vivemos estão sendo reavaliados. Isso gera um impacto significativo na indústria de Real Estate. Em resposta à pandemia do Covid-19 e ao novo comportamento dos moradores, muitos das maiores construtoras do mundo estão repensando rapidamente suas visões para o futuro dos novos ambientes residenciais.
Durante a pandemia, os lares foram forçados a incorporar os hábitos de fora. Todo lar precisou improvisar um home-office (caso não tinha), uma escola (home-schooling) e até mesmo uma mini-academia. Quantas pessoas não passaram a se exercitar dentro de suas casas? A nossa cozinha nunca foi tão demandada. Todos sairemos melhores cozinheiros desta pandemia.
Muitos hábitos criados nessa nova rotina imposta pela quarentena veio para ficar e as construtoras estão atentas a isso. Os condomínios de prédios precisam repensar a higiene, os materiais usados e a forma como as áreas comuns dos prédios serão compartilhadas.
Neste novo contexto, as casas começam a ganhar um apelo maior, frente aos apartamentos. Há uma demanda maior por casas com quintal, piscina e áreas para churrasco. Afinal, ninguém sabe se haverá uma nova pandemia no futuro ou os motivos para um novo lockdown.
E onde mais esse novo laboratório de novas criações no setor imobiliário poderia estar acontecendo? Na Flórida! Os developers da Flórida sempre se mostraram pioneiros em criações inovadoras no mercado imobiliário. Um exemplo é o famoso elevador de carros “Dezervator” (em homenagem a seu criador Gil Dezer), no luxuoso condomínio Porsche Design Tower, em Sunny Isles Beach. O elevador permite que o proprietário suba com seu carro até o apartamento. Este item de luxo acabou por se mostrar de grande utilidade nestes tempos de pandemia, já que evita que as pessoas se exponham em elevadores lotados. Quer melhor exemplo de distanciamento social que este?
O exemplo da torre do Porsche em Miami é apenas um. Diversos empreendimentos de luxo e mixed-use na Flórida lançaram comodidades inovadoras e criativas para seus residentes, desde pistas de patinação no gelo até simuladores profissionais de corrida. Todas essas ideias terão que ser adaptadas agora à nova realidade pós COVID-19.
Casas em Orlando ganham novo apelo
Outra cidade que vem ganhando destaque na Flórida por suas enormes casas dentro de condomínio, com total infraestrutura, é Orlando.
As casas em Orlando dentro de condomínios perto da Disney, que já eram muito procuradas por brasileiros e investidores globais, passaram a ganhar um apelo ainda maior após a pandemia. Orlando oferece casas consideravelmente espaçosas (acima de 3 quartos), com piscina privativa e ampla área externa por preços muito atrativos, especialmente se compararmos com imóveis similares em Miami.
Existem bairros em Orlando e cidades no entorno extremamente residenciais e reservadas, longe do tráfego intenso de turistas, e ainda pouco conhecida dos investidores. A cidade de Windermere, por exemplo, ao norte de Orlando (apenas 30 minutos de carro) é um paraíso entre lagos e queridinha das celebridades. É lá que fica a casa do falecido apresentador Gugu Liberato e também outras celebridades brasileiras e internacionais.
Além de Windermere, as cidades de Winter Park e Winter Garden, todas muito perto do centro de Orlando, também estão percebendo uma demanda maior de investidores a procura de casas espaçosas com amplo quintal e piscina.
Definitivamente o COVID-19 veio para mudar a nossa rotina e valores. Novos hábitos serão incorporados à sociedade e ditarão as tendências de diversos segmentos. O Setor de Real Estate não ficará de fora.