Getting your Trinity Audio player ready... |
O Departamento de Estado dos EUA acabou com o fim das restrições de viagem para alunos internacionais de países considerados de grande risco para a pandemia, como o Brasil.
Em 26 de abril de 2021, o Secretário de Estado fez uma determinação de interesse nacional em relação às categorias de viajantes elegíveis para exceções nas Proclamações Presidenciais (PPs) 9984, 9992 e 10143 relacionadas à disseminação do COVID-19. Como resultado desta determinação, juntamente com as determinações de interesse nacional já em vigor, os viajantes sujeitos a estas proclamações, devido à sua presença na China, Irã, Brasil, África do Sul, espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda, que estão buscando fornecer suporte vital para infraestrutura crítica; jornalistas; alunos e alguns acadêmicos cobertos por programas de intercâmbio de visitantes podem agora se qualificar para uma Exceção de Interesse Nacional (NIE). Os alunos e acadêmicos sujeitos a essas proclamações devido à sua presença na China, Irã, Brasil ou África do Sul, podem se qualificar para uma NIE somente se seu programa acadêmico começar em 1º de agosto de 2021 ou mais tarde. Os viajantes qualificados que estão solicitando ou têm vistos válidos ou autorização ESTA podem viajar para os Estados Unidos seguindo os procedimentos abaixo, mesmo que os PPs 9984, 9992 e 10143 permaneçam em vigor.
Os viajantes nas categorias descritas acima, que têm um visto válido F-1 ou M-1 ou que têm uma autorização ESTA válida para viajar no âmbito do Programa de Isenção de Visto e procuram viajar para fins consistentes com a autorização ESTA, devem entrar em contato com a embaixada ou consulado dos EUA mais próximo antes de viajar, se eles acreditarem que podem se qualificar para uma Exceção de Interesse Nacional. Se uma exceção de interesse nacional for aprovada, eles podem viajar com um visto válido ou autorização ESTA, conforme apropriado.
O Departamento de Estado também continua a conceder NIEs para viajantes qualificados que buscam entrar nos Estados Unidos para fins relacionados a viagens humanitárias, resposta à saúde pública e segurança nacional. Esses viajantes e quaisquer outros que acreditem que sua viagem seja do interesse nacional dos Estados Unidos também devem consultar o site da embaixada ou consulado dos EUA mais próximo para obter instruções sobre como contatá-los
Como acontece com todos os NIEs para viajantes qualificados que buscam entrar nos Estados Unidos sob uma Proclamação Presidencial, se as circunstâncias o justificarem, o Secretário de Estado pode revisar a determinação do interesse nacional.
Para ler a integra do comunicado do Departamento de Estado visite: https://travel.state.gov/content/travel/en/News/visas-news/national-interest-exceptions-for-certain-travelers-from-china-Iran-brazil-south-africa-schengen-area-united-kingdom-and-ireland.html