A Virgin Trains anunciou que planeja abrir sua nova estação no Walt Disney World Resort logo após o lançamento da estação do Aeroporto Internacional de Orlando. A estação no Aeroporto Internacional de Orlando faz parte do projeto bilionário de expansão da rota West Palm Beach – Orlando, prevista para ser concluída até início de 2022. Já a estação no complexo Disney pertence à expansão do projeto que ligaria Orlando a Tampa.
O projeto da nova estação da Disney ainda está no papel e sujeito a todas as autorizações, permits e muita negociação, não só com as agências governamentais, mas também com o Grupo Disney, que conversa simultaneamente com outras empresas ferroviárias. Ainda não há previsão de quando os trabalhos terão início.
A nova rota é muito bem vinda no Sul da Flórida, que carece de opções alternativas de transporte, especialmente trens. Imagine estar em Miami e poder ir de trem direto para um parque da Disney. Ou ainda, estar em Orlando e poder viajar de trem até o porto de Miami para embarcar em um Cruzeiro (Saiba mais sobre o projeto da nova estação de trem para o Porto de Miami).
A nova estação dentro do complexo Disney faz todo sentido, considerando que o Walt Disney Resort é o principal destino de férias e o maior empregador de local único nos Estados Unidos. A estação ainda traria sinergia logística entre Orlando e Tampa.
Enquanto isso, a Virgin Trains está trabalhando em sua rota de Orlando para Miami, que levaria o trem a uma estação no Terminal Intermodal da OIA. O projeto, iniciado em maio passado, deverá criar 10.000 empregos na área de construção e gerar US $ 650 milhões em receitas fiscais estaduais, federais e locais. A construção deve levar 36 meses.