Multifamily Homes são unidades imobiliárias residenciais compactas e oferecidas apenas para aluguel. Geralmente são pequenos apartamentos alugados para famílias, mas também podem ser voltados para empresários ou turistas. Geralmente são prédios com diversos apartamentos de um único proprietário e sob uma única administração.

Multifamily Homes

Tendência Multifamily

São dois os principais fatores que tornam o mercado multifamiliar uma tendência: 1 – Crise global e preços dos imóveis inacessíveis à nova geração e 2 – O fator mobilidade é hoje uma condição. Em outras palavras, os jovens estão cada vez mais distantes de realizar o sonho de ter a casa própria, quer seja pela deterioriação das perspectivas de emprego e renda, quer seja pelos altos preços dos imóveis. Soma-se a este impotente poder aquisitivo o difícil acesso ao crédito e as altas taxas de juros. De outro lado, já não é mais tão relevante assim fixar raízes em um único lugar. Cada vez mais os jovens profissionais valorizam a mobilidade. Se hoje estão no Brasil, amanhã querem estar livres para trabalharem na Europa ou Estados Unidos.

A tendência dos imóveis multifamily é global. Nos EUA o chamado sonho americano, um dos principais símbolos do país e que há décadas atrai imigrantes e investidores dos quatro cantos do mundo, está em cheque. Pesquisas elaboradas recentemente pela Harvard revelam que 35% dos americanos vivem em imóveis alugados. E tudo indica que este percentual aumentará.

A geração dos millennials já chegou endividada. A compra do imóvel próprio é uma meta cada vez mais incerta, o que faz com que a nova geração deixe a casa dos pais mais tarde e postergue a decisão de ter filhos. Estudos mostram ainda que esses jovens estão mais preocupados com a flexibilidade, crescimento profissional e mobilidade. Em outras palavras: Querem liberdade! Liberdade para ir e vir, buscar novos desafios e experimentar novas oportunidades, talvez em outro país. Imobilizar recursos na casa própria passa a representar um obstáculo nesta fase da vida.

Esse cenário traz uma grande oportunidade dentro do setor imobiliário, uma vez que cria um público promissor: milhões de famílias e jovens profissionais em busca de um imóvel alugado.

Investidores estão de olho neste mercado. Na Flórida, prédios inteiros estão sendo adquiridos por investidores globais. A ideia é encontrar prédios mais antigos, construídos nas décadas de 70 e 80, reformar e transformá-los em multifamily condos. O retorno com aluguel é promissor. Incorporadoras e grupos de investimento estão começando a investir grandes somas em empreendimentos imobiliários voltados para aluguéis flexíveis. O mais recente deles em Miami é o Natiivo – Powered by Airbnb. O condomínio com mais de 600 unidades é totalmente integrado à plataforma do Airbnb e torna o aluguel extremamente prático e eficiente.

Em Orlando diversos lançamentos multifamily estão surgindo, justamente em busca do capital estrangeiro interessado nos promissores retornos com aluguel. Não há necessidade de comprar o prédio inteiro. O investidor pode comprar uma ou mais unidades e colocá-la para alugar. Tudo dentro de uma gestão profissional.

Tecnologia

Os multifamily condos não são novidade. A novidade é a tecnologia existente que torna o negócio ainda mais interessante. Cada vez mais surgem plataformas de aluguel online, no estilo Airbnb, que tornam o processo de aluguel fácil, prático e flexível. Com um cartão de crédito você pode alugar por dias, semanas, meses ou anos.

Segundo Carlos Vaz, em seu artigo Um Novo Sonho Americano, investir em condomínios multifamily comprando e reformando ou mesmo por meio de cotas de fundos imobiliários, cria oferta de imóveis mais acessíveis para aluguel e gera renda para o investidor de imediato. Além disso, o investidor tem a tranquilidade de contar com uma estrutura profissional de gestão.